Neste novo vídeo da série Aprendendo com Questões de Prova, vamos discutir aqui uma questão da Prova de Título de Especialista em Medicina Intensiva (TEMI) 2020. O assunto da questão é queda da saturação venosa central de oxigênio após infusão do propofol.
No vídeo, vamos aproveitar e fazer uma revisão sobre o assunto. Caso você queira aprender de forma definitiva a Interpretação da Gasometria Arterial, então, convidamos você para fazer o nosso Curso Online de Interpretação da Gasometria Arterial edição 2021 que está com um excelente custo-benefício.
Curso de Gasometria Online: https://www.cardiosite.com.br/curso/c…
Questão do TEMI 2020
Um paciente admitido na unidade de terapia intensiva necessita de um procedimento invasivo de médio porte, com estimativa de duração em torno de 30 minutos. Recebe uma dose regular de propofol como recurso anestésico e, logo a seguir, mostra uma queda significativa da saturação venosa central de oxigênio aferido por meio de cateter com fibra óptica. Como devemos interpretar esse fenômeno?
a) O propofol tem o potencial de interferir na leitura da oximetria por fibras ópticas. Indica-se a monitorização por gasometria em uma amostra de sangue colhida do cateter venoso central.
b) O quadro é um sinal de alerta importante. Pode indicar hipoperfusão global resultante do propofol, sangramento, oferta insuficiente de fluidos ou qualquer mecanismo que produza um quadro hipodinâmico.
c) A queda da saturação venosa central é um comportamento normal em decorrência da queda no consumo de oxigênio. O propofol induz sedação e queda da taxa metabólica, justificando a mudança.
d) O quadro não deve estar relacionado propriamente a um efeito hemodinâmico ou metabólico do propofol. É mais provável que seja devido a um quadro de sepse ou choque séptico incipiente.
Tente fazer essa questão, depois confira a resolução clicando em PLAY VIDEO.