Um dos conceitos importantes de se ter em mente quando se pensa na suspensão dos novos anticoagulantes orais no período pré-operatório é a cuidadosa determinação da função renal do paciente, de forma a se estimar adequadamente com que antecedência a medicação deverá ser suspensa para que não haja nenhum resquício de efeito anticoagulante no momento da cirurgia. Essa estimativa do clearence de creatinina pode ser feita através da equação de Cockcroft-Gault que se baseia no sexo, idade, peso e creatinina sérica. Da mesma forma, é importante considerar as características do paciente e do próprio procedimento cirúrgico que possam predispor a um maior risco de sangramento.
CIRURGIA ELETIVA
Procedimentos com risco de sangramento padrão (baixo risco de sangramento) incluindo colonoscopia, procedimentos laparoscópicos sem complicações e quaisquer intervenções que não envolvam o canal medular. Procedimentos com alto risco de sangramento incluem cirurgia cardíaca, implante de marca-passo ou desfibriladores, neurocirurgia, cirurgia de grande porte oncológica/urológica/vascular, punção lombar etc (ver tabela abaixo). Dessa forma, orienta-se:
DABIGATRANA
Clcr ≥ 80 mL/min: DABIGATRANA deve ser interrompida pelo menos 24 horas antes do procedimento padrão. Para cirurgia com alto risco de sangramento ou de grande porte, a DABIGATRANA deve ser interrompida 48 horas antes do procedimento.
Clcr ≥ 50 e < 80 mL/min: DABIGATRANA deve ser interrompida 24 a 48 horas antes do procedimento padrão e de 2 a 3 dias antes da cirurgia com alto risco de sangramento ou de grande porte.
Clcr ≥ 30 e < 50 mL/min: DABIGATRANA deve ser interrompida 2 a 3 dias antes do procedimento padrão e 4 dias antes da cirurgia com alto risco de sangramento ou de grande porte.
RIVAROXABANA
Clcr ≥ 50 mL/min: RIVAROXABANA deve ser interrompida 24 horas antes do procedimento padrão e 48 a 72 antes de procedimentos com alto risco de sangramento.
Clcr ≥ 30 e < 50 mL/min: RIVAROXABANA deve ser interrompida 48 horas dias antes do procedimento padrão e 72 horas antes da cirurgia com alto risco de sangramento ou de grande porte. Considerar reiniciar anticoagulação após 48 a 72 horas do procedimento de alto risco de sangramento e após 24 horas para procedimento de risco padrão.
APIXABANA
Clcr ≥ 50 mL/min: APIXABANA deve ser interrompida 24 horas antes do procedimento padrão e 48 a 72 horas antes de procedimentos com alto risco de sangramento.
Clcr < 50 e ≥ 15 mL/min: APIXABANA deve ser interrompida 48 horas antes do procedimento padrão e 72 horas antes de procedimentos com alto risco de sangramento. Considerar reiniciar anticoagulação após 48 a 72 horas do procedimento de alto risco de sangramento.
EDOXABANA
Clcr ≥ 50 mL/min: EDOXABANA deve ser interrompida 24 horas antes do procedimento padrão e 48 horas antes de procedimentos com alto risco de sangramento.
Clcr < 50 e ≥ 15 mL/min: EDOXABANA deve ser interrompida 48 horas antes do procedimento padrão e 72 horas antes de procedimentos com alto risco de sangramento. Considerar reiniciar anticoagulação após 48 a 72 horas do procedimento de alto risco de sangramento.