Associação de níveis séricos de folato com mortalidade cardiovascular entre adultos com artrite reumatoide.
Pacientes com artrite reumatoide (AR) apresentam alto risco de mortalidade cardiovascular (CV) atribuída à inflamação crônica associada a níveis elevados de homocisteína no sangue. O aumento do nível sérico de folato reduz a homocisteína, mas a associação da concentração sérica de folato com a mortalidade cardiovascular em pacientes com AR não foi examinada anteriormente.
Objetivo do estudo foi analisar a associação da concentração sérica de folato e risco de mortalidade cardiovascular em pacientes com AR.
O risco de mortalidade por todas as causas e CV estimado usando modelos de riscos proporcionais de Cox, ajustados para o desenho complexo da pesquisa e as características dos pacientes, incluindo características demográficas, índice de massa corporal, nível de proteína C reativa, tabagismo, uso de medicamentos para AR e outras comorbidades.
Um total de 683 pacientes com AR com idade média de 55,9 anos foram classificados em tercis com base nos níveis séricos de folato, como segue:
Tercil 1, níveis de folato < a 4,3 ng / mL.
Tercil 2, níveis de folato de 4,3 ng / mL a 8,2 ng / mL.
Tercil 3, níveis de folato > 8,2 ng / mL.
Durante um acompanhamento médio de 17,4 anos, ocorreram 392 óbitos por todas as causas e 258 óbitos por CV. Comparados ao tercil 1, os pacientes do tercil 2 apresentaram menor risco de mortalidade por todas as causas. O risco de mortalidade CV foi menor entre os pacientes do tercil 2 e do tercil 3 em comparação aos do tercil 1.
Conclusões: Entre os pacientes com AR, um nível sérico de folato de pelo menos 4,3 ng / mL foi associado a maior risco de mortalidade cardiovascular. Mais pesquisas são necessárias para examinar se existe uma relação causal entre folato sérico e risco de CV entre pacientes com AR.
Referência: https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2761868