Mais um vídeo da Série Aprendendo com Questões de Prova. Desta vez vamos discutir a questão 45 da Prova de Título de Especialista em Medicina Intensiva 2020. Veja a questão abaixo e depois assista à resolução.
45. Paciente do sexo feminino, 23 anos, em tratamento de hanseníase multibacilar com rifampicina, dapsona e clofazimina, desenvolve quadro de cefaleia, sensação febril e fadiga. Relata viagem à China há 40 dias. Procura o pronto-socorro de hospital e é liberada com prescrição de sintomáticos. Retorna 2 dias após, com piora dos sintomas, acrescidos de sonolência e dispneia. No transporte, aferem-se: PA de 120x70mmHg, pulso de 110 ppm, FR= 32irpm, Tax de 37,3º C, SpO2 80%. Inicia-se a suplementação de oxigênio com pouca melhora (SpO2 82%). É encaminhada para a sala de emergência, intubada e colocada em ventilação mecânica (FiO2 100%). Após intubação orotraqueal, ventila todos os segmentos pulmonares e sem ruídos adventícios. Agora, pressão arterial é de 100x60mmHg, pulso de 100bpm, SpO2 84%. A gasometria arterial coletada logo após a intubação mostra pH 7,31, paCO2 30mmHg, paO2 100mmHg, HCO3 17mEq/L, SaO2 100%.
Qual o diagnóstico que justifica os achados clínicos e laboratoriais, que exames complementares devem ser solicitados e qual o tratamento?
a) Sepse pulmonar. Coleta de culturas. Início de antibiótico de amplo espectro intravenoso (cefalosporina de terceira geração e macrolídeo).
b) Sepse pulmonar por vírus, possivelmente secundário a coronavírus. Painel viral. Interferon.
c) Meta-hemoglobinemia. Co-oximetria e/ou dosagem de meta-hemoglobina. Azul de metileno.
d) Erro de leitura do oxímetro. Troca do equipamento. Reavaliar a paciente para extubação.
Se você quer aprender a interpretação da Gasometria Arterial de forma completa, então conheça o nosso Curso de Interpretação da Gasometria Arterial: https://www.cardiosite.com.br/curso/curso-online-de-interpretacao-da-gasometria-arterial-2021/
Para assistir a resolução dessa questão de prova, clique em PLAY VIDEO.